Equipes realizam mutirões em todas as regiões do município e a colaboração da população é fundamental para manter a cidade bem cuidada

06/12/2019 00:00h Ações de limpeza urbana são intensificadas nos bairros de Pindorama do Tocantins.

Manter a limpeza da cidade é um fator fundamental para a preservação da saúde pública, da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Por isto, a Prefeitura de Pindorama do Tocantins, por meio das Secretaria Municipal de Infraestrutura e de Transporte, reforça as ações de limpeza urbana em todo o município. Os mutirões iram acontecem em todos os bairros é a Prefeitura conta com a colaboração da população para ajudar a manter a cidade cada vez mais limpa e bem cuidada.

O trabalho da Prefeitura consiste na limpeza das vias públicas com equipamentos e máquinas para a retirada de entulhos; limpeza de córregos; manutenção das praças espalhadas pela cidade, entre outros serviços, limpeza de bueiros, meio-fio de calçadas, lixeiras e espaços públicos.

O Prefeito, Almir Batista silva Amaral, explica que os trabalhos são realizados a partir de um cronograma de serviços que leva em consideração as demandas e necessidades específicas de cada bairro. “Cada mutirão leva, em média, de dois a Três dias para realizar a limpeza geral da área pública em cada bairro. Contamos também com equipes distribuídas em todas as regiões de forma simultânea para intensificar as ações, recolher o lixo das lixeiras públicas e manter a cidade organizada”, afirma o Prefeito.

Almir destaca “A contribuição da população é muito importante para que possamos manter a cidade limpa. Ações simples como não jogar lixo nas vias públicas e não descartar material inservível como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos, em rios, canais e encostas, podem fazer toda a diferença, principalmente, em períodos de chuva, evitando inundações”, reforça o Prefeito.

A limpeza urbana em Pindorama do Tocantins é realizada de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, e conta com equipes de varrição manual, capina mecanizada e também manual, além de equipes de pintura de meios-fios e roçada manual. As Secretarias de Infraestrutura e Transporte também possui uma frota de veículos composta por caminhões, tratores, roçadeiras, retroescavadeiras entre outros equipamentos que auxiliam o trabalho.

Como colaborar com a limpeza da cidade?

Com algumas atitudes simples podemos contribuir para limpeza de nossa rua, bairro e cidade:

– Ao varrer a sua calçada, cuidado para não jogar folhas e detritos nos bueiros.

– Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

– O material proveniente de sobras de construção são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, entre em contato com a prefeitura para realizar o recolhimento, o transporte, a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

– No caso dos terrenos, o proprietário deve mantê-los sempre limpos, murados e calçados.

– Terreno baldio não é lixeira. Depositar lixo ou entulhos em terrenos baldios causa mau cheiro e serve como atrativo para a proliferação de roedores e animais peçonhentos.

– Não jogue lixo ou material inservível, como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos, em rios, canais e encostas. Além de configurar crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos em períodos de chuva.